Notícias

O Professor Filipe Duarte Santos convidou o Investigador Principal Pedro Matos Soares a participar no programa Escala do Clima, na Rádio Observador, no dia 5 de maio de 2022, onde foi abordado o impacto das Alterações Climáticas em Portugal e no mundo, exemplificando o último evento extremo na Índia e no Paquistão, que põe à prova o limiar da sobrevivência humana.

Destaca-se o Roteiro Nacional de Adaptação (RNA2100) – financiado pelos EEA Grants, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em parceria com o Banco de Portugal (BdP), Direção-Geral do Território (DGT), Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e Direção Noruega de Proteção Civil (DSB) - e a necessidade de adaptar os territórios às Alterações Climáticas, passando pela gestão dos lixos e dos recursos hídricos. O Professor Filipe Duarte Santos refere que, até à data desta entrevista, só tinha chovido metade do que seria expectável.

 

Os últimos meses foram ricos em relatórios que atestam os efeitos já presentes das alterações climáticas.

A nível nacional, o último Relatório do Estado do Ambiente mostra que Portugal é um país cada vez mais quente e seco. O ano de 2020 foi o 49º mais quente dos últimos 90 anos e o país sofre com a cada vez maior escassez de água, como foi visível neste inverno.